sexta-feira, 14 de março de 2008

Vamos falar do que interessa ?

Tema: Marcos 16.15

" E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura."



Para quantas pessoas você, meu caro leitor, apresentou Jesus Cristo hoje? Tudo bem, te peguei meio desprevenido ou desprevenida. Mas, e ontem? E na semana passada? Vamos tomar vergonha na cara e pregar o evangelho? Temos várias formas de pregar o evangelho, sabemos muito bem disso. Mas qual será a forma que transmitirá em sua essência a Jesus Cristo?

Cada passo que você Cristão dá, é um ato de Evangelismo. Muitas e quase que em sua totalidade das vezes, temos uma falsa crença de que Evangelismo é distribuir papéis com textos bíblicos em lugares públicos e reafirmando que foi Deus quem os mandou estar ali. Na outra grande parte das vezes, entramos em debates com aqueles que “deveríamos” evangelizar. Causando somente um afastamento quase que irreparável do nosso objetivo.
Se meu alvo, é uma pessoa que curte um funk, levo um funk para ele. Se é uma amante do samba, chamo para que ele possa curtir uma samba pra Cristo.Se for uma amante do cinema então, como fazer? Leve-o ao cinema! Mas ele gosta mesmo é de futebol. Que tal organizar em sua Igreja um Ministério para juntos com os que amam o futebol, vocês possam assistir aos jogos. Se é alguém que tenha uma deficiência em matemática, dê aula para ela. Um dia bem no início, me ensinaram, evangelismo não é combate. Fuja do combate no evangelismo.

Gostaria de saber, quantas pessoas de outras religiões aceitaram a Jesus como seu Cristo, pelos debates. Se você falar que o seu modo de agir no debate, mostrou a Cristo, com certeza você estava semeando a palavra de Deus. Mas olha só, teu receptor está querendo e necessitando de mudança de vida. Mostre que a sua vida é diferente. Mas diferente em suas atitudes. No seu modo de agir.

Jesus tinha um modo de agir diferente. Em João 4, um judeu estava se relacionando com uma mulher samaritana. Samaritana hoje em dia, poderia ser uma pessoa de uma outra religião. E mais, era uma mulher. Judeu não tinha contato com mulher que não fosse parente. E ainda por cima ensinar esta mulher, ato este que era inaceitável, sendo até melhor queimar a Tora do que ensinar a uma mulher no ponto de vista de um fariseu.
O Mestre, chama a curiosidade de sua receptora apenas pelo fato de estar se comunicando com ela. Tremendo, pura sabedoria divina. Não satisfeito, e sabendo da sede desta, lança uma palavra que lhe desperta um interesse profundo. Sem este interesse profundo, não vale a pena, seria como jogar as pérolas aos porcos. Cabe a nós assim como Cristo fez, despertar o interesse das pessoas que estão a nossa volta, mas sem espantá-las. Tenho medo de um “confronto santo”, onde em situações passadas, já conferimos que o resultado, historicamente falando, não foi muito bom.

Se a fé vem de ouvir e ouvir a palavra de Deus. Quantas formas temos de falar? E de escutar? Nossa missão é a de transcodificar a mensagem do Evangelho para que nosso receptor possa entendê-la. Utilizar uma mensagem simples como a de Jesus e não ficar com mil e uma teorias que só embolam a cabeça dos que estão nos ouvindo. Se você observar a vida da ótica da pessoa que você está evangelizando, tudo ficará melhor. Será que você sabe como esta alma é assolada pelo inimigo? Carinho e zelo pelo que Deus te entregou nas mãos. Pregue sim o evangelho, a tempo e a fora de tempo. Não dê desculpas esfarrapadas, pois eu posso até te entender, mas e Deus? “Pregue o evangelho, se necessário for fale.”