quarta-feira, 19 de março de 2008

Mamãe posso ir ?

Tema: 2 Reis 4.14

“Então disse o profeta: Que se há de fazer por ela? Geazi respondeu: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.”

Quantas vezes devemos procurar um irmão para ajudar? Quantas vezes devemos abaixar a cabeça para os problemas dos meus irmãos? Devemos insistir em suprir as suas necessidades, as suas carências? Até onde devemos ir? Tem limites para se fazer o bem?

Você já se deparou com estas inúmeras perguntas que eu faço nos textos, não? Claro que sim. Talvez sejam perguntas de uma pessoa que quer sempre saber mais, talvez de uma pessoa que não enxergue nada e busque loucamente as respostas para o que vê por aí ... Bem, mas hoje já temos as nossas perguntas.

O texto, 2 Reis 4.8:15, sutilmente nos responde a essas questões. Eliseu é mantido, em várias áreas, por uma mulher rica. Rica, rapidamente nos leva a pensar em abundância, fartura de tudo o que se pode pensar. É tremendo que esta mulher, após observar algumas vezes, detecta uma necessidade de Eliseu. Ela não se precipita, se posiciona de forma madura. Ela reconhece pelas atitudes do profeta, que aquele que passa, é santo homem de Deus.


O texto cita, que dinheiro, ela possuía, pois o alimentava, fez para o profeta um quarto com todos os utensílios que ele pudesse precisar. Uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candelabro. Chamando a mulher a sua presença, ele pergunta de uma forma direta, se havia alguma coisa que ele poderia ser útil em favor dela, como gratidão. A mesma responde, que já tem tudo que precisa e que vive no meio dos seus familiares, nada podendo vir a precisar.


Agora, a grande chave do texto, em um momento depois da pergunta sobre a necessidade da mulher, o profeta continua a pensar em que poderia lhe ser útil. Quando no vs 14 ele pergunta a Geazi, seu moço, se ele sabia em que poderia ajudar. Vejo claramente a ação de um Pastor que busca se preciso, e mesmo quando não é preciso, informações da sua ovelha. Muitas vezes, cremos e queremos crer que algo sobrenatural irá nos mostrar o que fazer. Deus fala de várias formas. E muitas vezes, da forma mais simples possível.


Pastores, o teu rebanho precisa de direção, necessita de norte. Não basta ser amigo, confidente, parceiro de idéias e ações. Deus honrou o profeta, não temas, Ele vai te honrar também. Basta que você observe e profetize. “Pregue o evangelho, se necessário for, fale.”